BLOGUE ELABORADO COM INTENCIONALIDADE COMUNICAR DE VIVENCIAR DE TROCAR EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAIS E PESSOAIS ...

CABECINHA PENSADORA....

CABECINHA PENSADORA....
CONFUSÃO TOTAL.....MASS MEDIA....EM CONFLITO, INFORMAÇÃO CRUZADA!!!!!....ehehee

sexta-feira, março 12, 2010

É Importante que se reflicta (na escola, em familia...) neste caso dramático e grave !!!!!




Professor de Música atira-se ao rio para não Enfrentar os alunos ....
Colegas e professor Familiares Participou o que asseguram os casos de indisciplina e que uma Escola de Sintra terá ignorado as queixas ....

Esta é uma notícia copiada de um Jornal Diário "Jornal I" redigida por Kátia Catulo, e publicada hoje, 12 de Março de 2010

Na manhã de 9 de Fevereiro, LVC parou o carro no tabuleiro da Ponte 25 de Abril, no sentido Lisboa-Almada. Saiu do Ford Fiesta e saltou para o rio. Há vários meses que o professor de música da Escola Básica 2, 3 de Fitares (Sintra), um planearia sua morte.
Em Novembro escreveu uma nota no computador de casa um justificar o motivo: "Se o meu destino é sofrer, dando aulas alunos que não me respeitam e me Põem fora de mim, não tendão outras fontes de Rendimentos, uma única solução apaziguadora será o suicídio ".
LVC, sociólogo de formação, tinha 51 anos, vivia com os pais em Oeiras, o professor era contratado de música e foi colocado este ano lectivo na Escola Básica 2,3 de Fitares, em Sintra. Logo nos primeiros dias terão começado os problemas com um grupo de alunos do 9 º ano. A indisciplina na sala de aula foi crescendo todos os dias, chegando ao ponto de não conseguir ser ouvido.
Dentro da sala, e ao longo de meses, os alunos chamaram careca, tiraram-lhe o comando das mãos da aparelhagem, subiram e desceram o volume de som, desligaram a ficha do Retroprojetor, viraram as imagens projectadas de cabeça para baixo.
Houve vezes em que LVC expulsou os alunos da sala, ocaisões noutras participações disciplinares Fez. Foram pelo menos sete como queixas escritas que terá feito à direcção da escola, alertando para o comportamento de um aluno em particular.
Colegas e familiares do professor de música que asseguram a direcção não instaurou nenhum processo disciplinar.
O i tentou confirmar esta informação, mas a directora do agrupamento escolar, Cristina Frazão, explicou que só prestaria esclarecimentos mediante autorização da Direcção Regional de Educação de Lisboa. Contactada pelo i, a Entidade não respondeu até ao fecho desta edição.
A Inspecção-Geral de Educação, também contactada pelo i, remeteu o caso para o Ministério de Educação que, por seu turno, não prestou esclarecimentos.
O i teve um acesso em uma das participações feitas pelo professor de música. No dia 15 de Outubro de 2009, LVC dirigiu à direcção da escola uma "participação de ocorrência disciplinar", informando que marcou uma falta disciplinar de um aluno e propondo que lhe Fossem aplicadas "medidas sancionatórias". Invocou vários motivos, entre os Quais "afirmações provocatórias", insultos ou resistência do aluno em abandonar a sala.
O professor de música desabafou que não suportava mais dar aulas Àquela turma do 9 º ano: "Nos últimos meses, já se acanhava Perante os seus alunos como se tivesse" culpa ", explicou ao i um familiar.
Atravessar o corredor da escola era um dos seus pesadelos, é ai que os alunos se concentram quando chove: "Um dia, chamaram-lhe cão," nos outros dias, deram-lhe "calduços" na nuca à medida que Caminhava até à sua sala de aula.
Alguns Professores foram testemunhas da humilhação de LVC nos corredores da escola que sabiam e se sentia angustiado "por não ser respeitado pelos alunos". Só não desconfiavam que a angústia se tivesse transformado em desespero.
O professor de música não falava com ninguém. Chegava às sete da manhã para preparar uma aula. Montava o equipamento de som, carregava os instrumentos musicais da arrecadação até a sala. deixava tudo pronto e depois entrava no carro: "Ficava ali dentro, de braços cruzados, e só saia para dar uma aula.
"LVC ficava no carro, À espera que tocasse, em vez de enfrentar uma sala de convívio cheia de colegas: "Era mais frágil do que nós, dava para perceber que não tinha o mesmo estofo".
Sentia os problemas de indisciplina como "autênticos Moinhos de Vento", conta o psicólogo que o seguiu nos últimos dois anos.
LVC tinha acompanhamento psiquiátrico e psicológico e ainda era seguido por uma médica de família: "Todos os técnicos de saúde aconselharam acompanharam o que uma baixa médica porque o seu quadro clínico se agravou", conta o especialista, esclarecendo que o seu paciente "fragilidades tinha psicológicas inerentes a ele próprio ".
Falhas que se deterioraram. Meses antes da sua morte, pensava com insistencia que lhe Restava "pouco espaço de manobra".
"Evitava expulsar os alunos porque temia Parecer inábil Perante a direcção da escola", diz o psicólogo. Fez ainda várias tentativas antes de se sentir Encurralado.
Mudou os alunos problemáticos de lugar, teve explicações particulares e aprendeu trabalhar com as novas tecnologias aplicadas à música.
Introduziu equipamento multimédia para cativar os adolescentes. Não resultou. Acabaram-se os Trunfos.
O psicólogo fez uma recomendação à médica de família para passar uma baixa ao seu paciente "por temer o pior".
"Tentamos trava-lo, mas ele próprio já não queria parar. Só parou quando se atirou ao Tejo".

:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::: :::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::: :::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::: ::::::::::::::::::::::::::::::::::::
E pergunto eu? ... que fez uma Direcção Executiva, Colegas (ricos funcionários colegas !!!!!), (auxiliares. ...) da Escola para ajudarem este pobre "Professor, Sociólogo mas colocado a dar aulas de Música ... e que foi Atirado aos Lobos? ... Eu penso que foi ... e Um lamento triste sorte deste Colega. Descanse em Paz agora, já nunca mais vai aturar "Meninos" (eu diria, anormais, pouco Conscientes, e que futuramente NÃO SERÃO bons Cidadãos! ), Que que se responsabilizem os Agressores: Alunos (Turma), como familia, colegas profs. E que sabiam da situação e claro uma Direcção Executiva que não agiu em conformonidade! Todos são culpados ignoraram sofrimento em um Ser Humano que infelizmente ... Não se sentiu valorizado, e concerteza tinha baixa auto-estima ... (aos 51 anos e ainda contratado? reflectiam !!!!! PF) que raio de País é o nosso, onde nada se faz para Valorizar e Respeitar a figura do Professor, noutros Países tão respeitados ..., é no berço ... (tudo o que é importante se aprende na Infância) em casa que se inicia uma Educação para a Cidadania .... OS OUTROS Respeitar, Respeitar para se ser respeitado ! ... Mas se respeitam nem em casa uma familia ... Como sabemos Infelizmente!, Os Filhos progenitores "MANDAM" nos ...
Sinto-me tão pequenina ... tão pequenina ... que só me apraz dizer Força Colegas, vos que não deixem Pisem! Estalos Necessário um bom par de Se (eu nunca o fiz), mas no dia em que não respeitarem mim, fico sem trabalho ... vou até lavar escadas ... Mas defendo-me e bem! .. Tenho uma filha já formada e nunca lhe dei sequer uma "sapatada", nem nunca ninguém me fez queixa dela, mas se algum professor se tivesse queixado ... tareia que acreditem mesmo a frente de todos (profs e colegas) lhe dava uma "... à moda antiga ... que é que o as crianças de hoje, nem regras não Recebem os limites sabem ... nem tudo lhes é permitido fazer ... "pintam um Manta" e os Pais que acham piada e ainda se riem ... Lamentavel ... sinto-me solidária com a familia, mãe do colega COM TODOS que se suicidou, e os colegas que neste momento se encontram com problemas de indisciplina ... ainda alguns E os Senhores Psicólogos defendem com meninos ... Vamos conversar, vamos ajudar ... uma palmada dada na altura certa, resolver muitos problemas que acreditem de futuro .....
E já agora vou contar um caso que se passou com um Colega numa escola onde trabalhei ... um dia o meu colega de Educação Física ia corredor não, dirigia-se à Sala dos Professores, um aluno "escarrrou-lhe", sem motivo algum, ... e teve a resposta merecida levou um bom par de Bofetadas, todos assistiram ... foi feita Participação ... Chamado de imediato à Escola o Pai do Aluno ..., explicou-se situação ... (uma justificação do Aluno foi que lhe apeteceu Cuspir ao Prof .. e até mais ao Pai chegar à Escola, o referido aluno, foi lavar a camisola do Prof acreditem! que e ainda levou uma tareia do pai em frente ao professor e dos colegas , foi Levado para casa pelo "Cachaço", sem antes pedir desculpas ao Professor ....( que por acaso até nem era Prof ....), serviço dele fez cívico na Escola, no Jornal da Escola, que escreveu o fez ... e nunca mais se observou naquela Escola Mau Comportamento ... isto passsou-se em 1994! ... E numa grande escola do Porto, com um aluno do 11 º ano. bom E pela informação que tenho, um é hoje educador e sabe Educar ...
Bem aja a este colega Manuel ... que resolveu o problema de forma eficaz e eficiente!

NB: Este colega é hoje Treinador de uma Equipa de Futebol, da 1 º divisão ....( mera curiosidade ... Homem com H grande!)

Elizabete Pinto



Sem comentários: