BLOGUE ELABORADO COM INTENCIONALIDADE COMUNICAR DE VIVENCIAR DE TROCAR EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAIS E PESSOAIS ...

CABECINHA PENSADORA....

CABECINHA PENSADORA....
CONFUSÃO TOTAL.....MASS MEDIA....EM CONFLITO, INFORMAÇÃO CRUZADA!!!!!....ehehee

sexta-feira, março 05, 2010

Como brincar.... ser diferente?



Brincar é agir através jogo lúdico, em grupo promovendo a Socialização e a Interacção entre Pares com actividades adequadas a faixa etária e ao Desenvolvimento Cognitivo da Criança, atendendo à sua Cultura, as suas vivências, à Multiculturalidade, à sua diferença, e se for o caso às Necessidades Educativas de Educação, à Inclusão ou antes ao direito de usufruir da dita “Escola para Todos”

Brincar facilita e têm um papel fundamental no desenvolvimento das crianças… No entanto por vezes essa importância não é reconhecida pelos adultos. Na minha perspectiva pessoal porque têm outras prioridades para a Educação das suas crianças.

Os Pais têm dificuldades em entender a relação, que existe entre as brincadeiras normais de uma criança e os benefícios que estas, lhes trazem para um bom Desenvolvimento Global e Harmonioso.

A Psicologia Evolucionista tem pesquisado e observado que o “Brincar” se caracteriza, por um “adaptativo da espécie”, se trata-se, contendo aspectos filogenéticos, e ontogenéticos numa dialéctica entre a acção entre o jogo e a resposta que este lhe dá (estimulo) para continuar a brincar, a descobrir, pesquisar…. a criança vai evoluindo todos os dias dando passinhos ora pequeninos, ora gigantes….

Esta abordagem procura estudar as possíveis relações entre cultura e filogênese no desenvolvimento deste comportamento. Dessa forma brincar a partir de uma referência de um jogo lúdico, ou uma simples corrida e exploração no recreio/jardim é fundamental segundo a Psicologia Evolucionista. As relações entre o brincar, os tipos de brincadeira e as diferenças de género. A Mediateca é apresentada como um possível espaço no qual essas brincadeiras e descobertas acontecem, moldando comportamentos, estimulando e valorizando sempre MAS brincar sempre ... 
 Elizabete

Sem comentários: